Tutorial: Como fazer papel machê

O papel machê é muito útil para quem faz acessórios de cosplay, principalmente para detalhes em relevo, armas, acessórios, mascaras e outros. Acho que muita gente sabe a receita tradicional do papel machê, para quem não sabe vou postar aqui também, mas tem vários jeitos de se fazer vou colocar os dois mais fácil  e práticos. Eu realmente prefiro do segundo jeito já que é mais rápido.

Receita tradicional:

Você precisará de :

  • Cola branca normal ( eu prefiro usar a Cascorez Extra pois fica mais firme, mas da quase na mesma)
  • Jornal 
  • Água.


  1. Corte o jornal em pedaços bem pequenos;
  2. Coloque o jornal numa bacia com água e deixe de molho por pelo menos 10~12 horas (geralmente deixo quase 24h);
  3. Retire o excesso de água espremendo a massa;
  4. (opcional) - Bata a massa no liquidificador (se usar o mesmo que usa na cozinha para outros fins, lave-o com água fervente depois);
  5.  Adicione a cola aos poucos enquanto amassa o jornal até formar uma massa compacta e fácil de se trabalhar.

Agora a receita mais rápida e pratica-

Receita expressa:

Você precisará dos mesmos materiais da receita acima. Esse método é para quem não tem tempo ou paciência para deixar o jornal de molho. Eu acabei de fazer papel machê desse jeito e deu certo, espero que também dê para vocês.


  1.  Corte o jornal em pedacinhos. Não precisam ser muito pequenos, vá cortando até achar que está suficiente;
  2. Coloque aos poucos e vá batendo o jornal no liquidificador  com um pouco de aguá quente.
  3. Depois de bater bem, coloque em uma panela com aguá e deixe ferver por uns 6 a 8 minutos.
  4. Deixe a massa esfriar, quando estiver morna esprema a massa e  retire toda a água.
  5. Coloque a massa em um pote* e vá acrescentando aos poucos a cola enquanto mistura.

*Eu recomendo um pote de plastico que não vá usar mais, ou um descartável, pois a cola faz muita meleca e o jornal deixa o pote meio preto, e para lavar depois é um sufoco.


E assim a massa de papel machê fica pronta para ser usada, espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários!

Se copiar de os devidos créditos!!

9 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Adorei! Você é um gênio me ajudou de mais! Obrigada! ^~.~^

  1. Unknown disse...:

    fico feliz em saber que te ajudei ^^ espero q goste do blog e visite mais vezes >.<

  1. Unknown disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Unknown disse...:

    adiciona eu la no face é :Alexssander Amorim ""eu to com uma foto do itachi edo tensei""

  1. Unknown disse...:

    ja add estou como Lisandra >.<

  1. luansan14 disse...:

    nossa muito obg me ajudou muito!!eu tava presisando para fazer a tessaiga do inuyasha vlw *-*

  1. Unknown disse...:

    fico feliz que tenha te ajudado! *--* qualquer coisa só perguntar, volte sempre!!

  1. Unknown disse...:

    qual a qntidade de cola e agua e jornal??

  1. Unknown disse...:

    bem tudo depende da quantidade que vc quer fazer, geralmente uso um terço de água e dois de cola, o jornal vc vai adicionando até a mistura de cola+água acabar, ou achar suficiente para a peça que quer fazer.

Postar um comentário

π
Lily-Sama © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops